Festas Tradicionais

A primeira festa tradicional é a FESTA DO COLONO E MOTORISTA organizada pela Paróquia Municipal de Constantina com o envolvimento de toda a população, empresas, famílias do interior e grande participação de todas as pessoas da região. Nas ultimas edições abrangendo mais de 3000 pessoas e é realizada na primeira semana de agosto de todos os anos. Faz parte da programação o desfile de caminhões de vários municípios, e também o maquinário agrícola utilizado pelos agricultores do município. Nesse evento é escolhido o Rei dos Motoristas e o Rei dos Agricultores. Esse ano será a 42ª Edição do evento. Venha prestigiar a maior festa popular de Constantina.

Outra festa tradicional de nossa comunidade é a Festa de São Roque da comunidade da Linha Barra Curta Alta. E por volta do ano de 1924, vieram os primeiros moradores, residir na comunidade de barra curta alta as famílias Marcolan. Madaloz, Zanchet, Soranzo naturais, de Serafina Corrêa e Guaporé, onde trouxeram um quadro com a imagem de São Roque, onde começaram a construir a primeira Capela e celebrar o dia 16 de agosto, que é o dia de São Roque. Com o passar dos tempos. Fizeram uma eleição para ver se a maioria estava de acordo de São Roque ou São Pedro, mas como onde residiam, ou seja, em Serafina Corrêa tinham o padroeiro São Roque decidiram colocar esse nome porque é um Santo milagroso. Nossa comunidade sempre realizou essa tradicional festa de São Roque, sempre no dia 16 de agosto, há mais de 90 anos. Agradecemos as graças recebidas e cada ano são mais romeiros. Um exemplo de milagre foi uma pessoa que reside em nossa comunidade se encontrava muito doente. Ele fez uma promessa. Se ficasse bom, ele daria uma imagem de São Roque de gesso grande, onde é essa que está na Capela até hoje, o nome dele era Oreste Guarese, se curou após uma grande promessa e doou esta imagem. Muitas pessoas já se curaram após pedirem com fé, a graça deste Santo milagroso também tem a bênção do pão e do sal. A procissão, que é o ponto alto da celebração, as pessoas. carregando a imagem de São Roque. Então assim é feita a festa da comunidade do São Roque.

Outra festa tradicional é a festa da Nossa Senhor Aparecida na Comunidade da Linha Três e com procissão até o capitel dessa localidade.

A primeira romaria aconteceu em 1983 logo após a um fato ocorrido no local onde se encontra o capitel, considerado pelos próprios envolvidos, um verdadeiro milagre. A romaria é organizada pelos membros da comunidade de Linha Três. Desde então a romaria acontece anualmente, com romeiros do município, da grande região, e de vários outros estados do nosso Brasil, com relatos de vários outros milagres
Atualmente todos os dias chegam vários romeiros pedindo e agradecendo graças alcançadas. Várias melhorias foram feitas no capitel e outras estão programadas. Venha você também pedir e agradecer a nossa poderosa intercessora Mãe Aparecida.